Uma das tarefas que desafio as pessoas, nas sessões de coaching de carreira e orientação vocacional que acompanho, é fazerem o exercício do EU FUTURO!
Peço-lhes que saiam do espaço onde estamos, respirem fundo e durante 3 minutos pensem sobre como querem estar daqui a um ano e voltem a entrar no espaço comum para o decorrer da sessão.
Esta dinâmica de visualização projetiva é exigente, nem sempre se consegue ter uma visão clara. No entanto, ajuda-nos a comprometer-nos com aqueles que são os nossos valores e interesses. Permite-nos trabalhar e pensar estrategicamente no nosso PLANO DE AÇÃO entre outras tantas vivências como olharmos para dentro e estar atentos às nossas emoções, crenças, vivências que depois são exploradas durante as sessões.
Por isso, neste artigo deixo-te espaço para refletires e…
- Definires detalhadamente o que desejas/pretendes!
- Definires o quê, como e quando o fazer.
- No fundo, responder à questão: Como desejo o meu Eu futuro?
E partilho ainda 2 estratégias para definires o mesmo:
O modelo 5W2H é uma boa ferramenta de trabalho na definição do plano de ação. Pesquisas indicam que teve a sua origem no sistema Toyota de produção, desenvolvido na década de 1950 pelos especialistas Taiichi Ohno e Eiji Toyoda e consiste em refletir e responder às questões:
- What: o que deve ser feito?
- Why: por que precisa ser realizado?
- Who: quem deve fazer?
- Where: onde será implementado?
- When: quando deverá ser feito?
- How: como será conduzido?
- How much: quanto custará esse projeto?
Nas sessões implemento também o modelo OEPA e o vê se te AVI, desenvolvido por uma pessoa que adora brincar com as palavras e cria acrósticos a torto e a direito, com o propósito de criar associações mais fáceis à mente e com maior ressonância emocional.
OEPA
O– Define o teu objetivo, a tua proposta de valor, ou seja, reconhece de que modo queres e sabes acrescentar valor, trazendo benefícios para as empresas e clientes.
E- Assume que estratégias tens de recorrer, quais são os recursos que já tens e necessitas. Por exemplo, que competências precisas de desenvolver e como e onde o fazer.
P- Cria parcerias, ativa e alimenta a tua rede de contactos. Desenvolve e treina o teu pitch (falo deste conceito noutro artigo) para que a tua mensagem seja coerente, estruturada e efetiva. O outro tem que perceber o que pretendes.
A- Compra uma agenda onde vais anotando ideias, tarefas a realizar e te ajuda a organizar no tempo, impedindo dar lugar à lei de Parkinson, a curiosa norma social que explica porque nunca temos tempo para nada. Existe uma noção de que, sem tempo estipulado, perdemos tempo e o trabalho demora mais tempo para ser concluído, ou seja, procrastinamos.
Depois de pensares: “OEPA tenho que fazer alguma coisa!”, vale a pena considerar a importância deste pensamento de ação: “(o teu nome)…vê se te avias!”.
A – Age, define metas, pequenas tarefas diárias.
V – Verifica, monitoriza os resultados que vais obtendo, mesmo os que não estás a ter e pensa o que podes fazer de diferente.
I – Implementa diariamente o teu plano de ação, celebrando os resultados que vão sendo conquistados.
A – Assume uma atitude de mudança, caminha, arruma as gavetas da tua vida, faz coisas que não estás habituado a fazer, pede ajuda!
S – Sai do estado de inércia e começa a apreciar experiências diferentes, começa a estar atento às tantas possibilidades que antes não estavas a observar.
Termino este artigo, reforçando a frase de Samuel Johnson que disse: “Ao fazeres uma escolha na vida, não te esqueças de a viver!” e lembrando-te que:
90% da nossa felicidade está nas lentes que escolhemos usar em cada contexto e situação da nossa vida!
E às vezes vale a pena usar as lentes da relativização, do compromisso, da motivação, do planeamento estratégico, da humildade em pedir ajuda, as lentes da serenidade, as lentes da objetividade, aceitação e perdão.
Se conheces alguém que precisa de apoio a escolher as lentes que melhor lhe servem para a sua situação de vida, se precisa de orientação a desenvolver e a definir objetivos de vida, pessoal e e/ou profissional, e, desta forma, obter mudanças, ajudo a ajudar-te!